Pular para o conteúdo principal

Amilcar Bettega


Nome: Amilcar Bettega Barbosa
Nascimento: 1964
Natural de: São Gabriel, Rio grande do Sul
Profissões: jornalista, tradutor e escritor (contista e romancista).
Local de residência literária para o projeto Amores Expressos: Istambul
Período da residência: junho de 2007

Minibiografia:

Amilcar Bettega Barbosa é natural de São Gabriel (Rio Grande do Sul). Formado em Engenharia Civil, é mestre em literatura brasileira e autor de O voo da trapezista (1994), Deixe o quarto como está (2002), e de Os lados do círculo (2004). Teve trabalhos publicados nas revistas Ficções e Blau e no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), entre outros. Alguns prêmios recebidos: Prêmio Açorianos de Literatura – categoria conto e autor revelação (1995), Bolsa para autores brasileiros com obras em fase de conclusão, da Fundação Biblioteca Nacional (1999), e o Prêmio Portugal Telecom, o mais vultuoso da literatura em língua portuguesa (2005). Participou, como escritor residente, da Ledig House International Writers’ Colony, a convite da Ledig-Rowohlt Foundation (EUA, 1999). Mora, atualmente, em Paris.


Obra derivada da residência literária:


Barreira. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.
Gênero literário: Romance
Temas: Retorno às raízes. Memórias e identidades. Existencialismo. Ambiguidade cenográficas.
Sinopse:
Filha de um imigrante turco estabelecido no sul do Brasil, Fátima ─ uma jovem fotógrafa ─ vai viver na Turquia. Lá se envolve com um artista performático de intenções duvidosas e com um autor de guia de viagens francês, divorciado, com uma história emocional difícil e acidentada. Paralelamente a isso, o pai de Fátima retorna pela primeira vez ao seu país natal para reencontrar a filha, mas não a encontra. Empreende então uma busca infrutífera pelas ruas da grande metrópole turca. A procura não rende frutos. E a busca pela filha se torna, aos poucos, a busca pela própria identidade de um homem encerrado entre passado e presente. O sumiço de Fátima encerra outros mistérios, e não só para o pai dela.

Premiação e distinção oriunda da obra de residência:
Não houve.

Depoimento sobre a residência literária no exterior:
Fui para lá [Istambul] sem nada na cabeça, só para experimentar a cidade, ver o que ela me passava, sentir sua atmosfera, fazer de conta que era seu habitante. Passei o mês assim, sem me preocupar em bolar alguma coisa” (http://rascunho.com.br/amilcar-bettega/).
“Ficou a experiência de ser estrangeiro em uma cidade, ficou o carinho por esta cidade, ficaram imagens, na minha memória e no HD onde guardo minhas fotos, imagens (tanto as da memória quanto as do HD) que foram, muitas delas, traduzidas (não sei se seria esse o termo) em palavras e transpostas para o livro. O livro está cheio de imagens que presenciei, imagens reais, portanto, que são, uma vez no livro, absolutamente ficcionais, claro” (AMÁBILE, 2016, p. 150).

Outras obras do autor (principais):

O voo da trapezista. São Paulo: Movimento/IEL, 1994.
Gênero literário: Conto
Temas: Reflexão social. Crítica desencantada. Relações humanas. Situação infantil.
Sinopse:
Os contos de O voo da trapezista perpassam universos rurais e urbanos com a familiaridade de quem os conhece de ciência própria, seja resgatando pregressas concepções de vida, seja lançando um olho crítico sobre as perplexidades do homem contemporâneo. Uma das grandes preocupações do autor é a condição da criança, que aqui aparece em toda sua fragilidade ante o adulto onipotente, numa representação onde não falta a graça, e, em simultâneo, a tragédia; mas as relações humanas na idade madura também merecem destaque, na primeira parte: poucas vezes as emoções foram tão bem captadas na sua cândida esperança.

Deixe o quarto como está. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
Gênero literário: Conto
Temas: Realismo e Fantasia. Eventos estranhos e perturbadores.
Sinopse:
Nas histórias do livro, a lógica cotidiana abre espaço para estranhos eventos e relações, que passam a impor suas próprias regras e configuram um novo mundo. Alguns dos contos, como "Autorretrato", "Aprendizado" e "Para salvar Beth", permitem uma leitura realista. Outros adentram sem hesitação o terreno do fantástico: "Hereditário", "O crocodilo", "O rosto", "O encontro" - inquietantes fantasias kafkianas narradas com o humor sutil de um cineasta surrealista.

Os lados do círculo. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
Gênero literário: Conto
Temas: Realidade urbana. Falta de perspectivas. Pessimismo.
Sinopse:
Um homem atropela um cachorro vira-latas com seu carro importado e é cercado por uma multidão de favelados. Um jornalista furta um conto inédito de Julio Cortázar e publica-o como se fosse seu. Um grupo de amigos realiza estranhos rituais à beira do rio Guaíba. Nos contos de Os lados do círculo a cidade de Porto Alegre é palco de adultérios, assassinatos e acessos de loucura, acontecimentos descritos com variedade de recursos estilísticos. A experimentação constante faz com que o universo que está sendo retratado adquira forte carga de instabilidade.

Premiação e distinção oriunda de outras obras do autor:

III Concurso Nacional de contos Josué Guimarães ─ 5ª jornada literária de Passo Fundo (RS).
Menção Especial, Instituto Estadual do Livro RS / Universidade Federal de Passo Fundo (RS).

Prêmio Açorianos de Literatura ─ Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS).
Categoria: Autor revelação
Obra: O voo da trapezista
Ano: 1995

Prêmio Açorianos de Literatura ─ Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS).
Categoria: Conto
Obra: O voo da trapezista
Ano: 1995

III Concurso Nacional de contos da cidade de Uberaba
Menção especial, pelo conto “Arreglo”, Academia de Letras do Triângulo Mineiro/Fundação Cultural de Uberaba (MG).
Ano: 1996

XX Concurso Literário Felippe D’Oliveira ─ Prefeitura Municipal de Santa Maria (RS)
Colocação: Segundo lugar
Obra: Conto “Arreglo”
Ano: 1996

VIII Concurso Nacional de contos Josué Guimarães ─ 8ª jornada literária de Passo Fundo (RS).
Menção Especial, Instituto Estadual do Livro RS / Universidade Federal de Passo Fundo (RS).
Ano: 1999

VIII Concurso Nacional de contos Josué Guimarães ─ 10ª jornada literária de Passo Fundo (RS).
Colocação: Segundo lugar
Ano: 2003

Prêmio Açorianos de Literatura ─ Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS).
Categoria: Conto
Obra: Deixe o quarto como está
Ano: 2003

Prémio Casa de las Américas (Cuba)
Menção especial pelo livro Deixe o quarto como está
Ano: 2003

Prêmio Portugal Telecom de Literatura
Colocação: Primeiro lugar
Obra: Os lados do círculo
Ano: 2005


Bibliografia consultada:
AMÁBILE, Luis Roberto. Da neblina à visão periférica, uma entrevista com Almicar Bettega. Manuscrítica, revista de de crítica genética, vol. 31, São Paulo: Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) e da Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. 2016, p. 150-152.
BARBOSA, Amilcar Bettega. Geração 90: manuscritos de computador, São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.

COMPANHIA DAS LETRAS. Amilcar Bettega Barbosa. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01398 Acesso em: 24/05/2018.

Sinopse da obra Barreira. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=13521 Acesso em: 24/05/2018

Relação dos livros que resultaram do projeto Amores expressos. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/08/conheca-os-livros-que-resultaram-do-projeto-amores-expressos-4228979.html  Acesso em: 24/05/2018

Sinopse da obra Deixe o quarto como está. Disponível em: https://www.travessa.com.br/deixe-o-quarto-como-esta/artigo/3893e959-15e8-4e78-9f4a-10a01b25a14f Acesso em: 24/05/2018

Currículo do autor. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/608256/amilcar-bettega-barbosa Acesso em: 24/05/2018

Entrevista com Amilcar Bettega. Disponível em: http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/2725,1.shl Acesso em: 24/05/2018

Pesquisa realizada por Humberto Fois-Braga, como parte de sua tese de doutorado Romances de viagem: Políticas e poéticas da mobilidade contemporânea na coleção literária Amores Expressos (Juiz de Fora: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, Inédita, 2017).

©Else R. P. Vieira
Coordenadora do Projeto Integrado “Escritores Brasileiros no Exterior: residência diplomática, literária e acadêmica”, patrocinado pela CAPES/Ministério da Educação, entre as Universidades de Londres (Queen Mary College) e Federal de Juiz de Fora (Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários)

Comentários