Pular para o conteúdo principal

Edgar Telles Ribeiro


Nome: Edgard Telles Ribeiro
Data de nascimento: 13/11/1944
Natural de: Santiago, Chile.
Profissões: Diplomata, escritor, jornalista, cineasta e professor de cinema.
Locais de residência:
  • Los Angeles:
o        Cônsul – Geral do Brasil em Los Angeles (1984 -1987)
  • Equador:      
o         Embaixador do Brasil em Quito (1987- 1989)
  • Cidade da Guatemala (Guatemala):      
o         Embaixador do Brasil na Cidade da Guatemala (1989 – 1992)
  •  Wellington (Nova Zelândia):       
o         Embaixador do Brasil em Wellington (1997 - 2001)
  •  Kuala Lumpur (Malásia):  
o         Embaixador do Brasil em Kuala Lumpur (2002 - 2005)
  • Bangkok (Tailândia):
o        Embaixador do Brasil em Bankok (2006 - 2009)
o        Embaixador do Brasil no Camboja (2006 - 2009)
o        Embaixador do Brasil no Laos (2006 - 2009)
  • Yangon (Myanmar):
o        Embaixador do Brasil em Yangon (2006 - 2009).
  • Nova York:
o        Embaixador do Brasil e chefe do escritório financeiro (2010-2014)

Nota: Não existe embaixada brasileira residente no Camboja e no Laos, então a embaixada sediada em Bangkok é a responsável pela representação do Brasil nesses dois países.

Minibiografia:
Edgarg Telles Ribeiro nasceu em Santiago, no Chile, em 1944. Ele é escritor e diplomata, jornalista, cineasta e professor de cinema. Seu primeiro romance foi O criado-mudo, que foi lançado em vários países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Espanha. Um de seus contos, pertencente à obra No coração da floresta, foi incluído em uma antologia sobre literatura latino-americana contemporânea lançada nos EUA pela Plume/Penguin Books. Sua obra Olho de rei recebeu o Prêmio da Academia Brasileira de Letras para Melhor Obra de Ficção 2006. Seu livro de contos, Histórias mirabolantes de amores clandestinos ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti.

  • O autor não considera difícil conciliar a carreira diplomática com a carreira de escritor, pois para ele a primeira pode “fertilizar” a segunda e esta pode se beneficiar do lado artístico do diplomata.
  • De acordo com o autor, é importante que a cultura brasileira divulgada no exterior seja baseada na diversidade cultural que possuímos no país, para que essa divulgação não fique presa apenas ao eixo Rio – São Paulo. Além disso, a última preocupação que se deve ter é o que o público estrangeiro deseja ver.


Obras:
  • Romances

Criado mudo. Rio de Janeiro: Editora Record, 1990.
Esse livro se passa no início do século XX. Ele conta a história de uma mulher que se envolveu em uma trama que envolve amor e assassinato.

O livro das pequenas infidelidades. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
Esse livro possui 25 histórias nas quais o autor trata o tema da traição de maneira sugestiva e inusitada.


As larvas azuis da Amazônia. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.
Esse livro trata da vida de uma família composta por quatro pessoas. O autor faz uma análise de cada detalhe da vida de seus personagens ampliando cada nuance da mesma, de forma a fazer com que o leitor crie uma visão inusitada da existência.

Branco como o arco-iris. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
Esse livro conta a história de um publicitário que está quase escrevendo o terceiro livro. Diante da possibilidade de ter um tumor cerebral ele passa a escrever suas lembranças mais antigas, os afetos familiares e os fantasmas das mulheres que ele amou. Através da escrita ele recupera imagens, partes de diálogos, e trechos de sua infância vivida em varias cidades.

No coração da floresta. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
Esse livro reúne contos que possuem grande densidade psicológica. Ao mesmo tempo em que o autor lança mão de um humor irônico, ele discute temas sérios como a fome.

O manuscrito. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
Esse livro é escrito de forma descontínua, de forma que a narrativa parece ser um quebra cabeças. O tema das diferentes histórias que compõe esse livro variam entre esperança, vida, morte e insanidade.
  
Histórias mirabolantes de amores clandestinos. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
Esse livro engloba histórias sobre amor, solidão e a condição humana.

Olho de rei. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
Esse livro conta a história de um personagem francês que decide explodir um tanque de guerra nazista e, por medo da perseguição que sofreria, resolve se mudar para o Brasil. Chegando aqui ele trabalha em vários lugares até abrir seu próprio bar. Esse livro traz as memórias do personagem e nos mostra como era o Brasil durante as décadas de 1950 e 1960.

Um livro em fuga. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.
Esse livro conta a história de um embaixador do Brasil em um país asiático. Ele vive entre o Brasil e o país onde mora e se relaciona com varias pessoas que marcarão sua vida. Esse livro faz o leitor refletir a respeito dos conceitos de morte, vida, velhice, amor e literatura.

O punho e a renda. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.
O livro tem como tema a vida diplomática e os bastidores das embaixadas, revelando suas tensões e disputas. A história acontece entre os anos 70 os dias atuais, misturando espionagem, política, truculência militar e provocações.  O autor conta a historia de um jovem que ingressa no serviço diplomático brasileiro e é cobiçado por diversas organizações secretas graças a suas habilidades especiais.

Damas da noite. Rio de Janeiro: Editora Record, 2014.
Esse livro conta a história de um jornalista que tem seu interesse despertado pelo fato de que o escritor João Oswaldo teria plagiado um diário de uma prostituta. A fim de descobrir mais sobre a trama ele acaba se envolvendo com as histórias de uma prostituta, da esposa do embaixador e uma pessoa que foi sua paixão na infância. Além disso, esse livro tem como pano de fundo a ditadura militar, retrada pelos mecanismos de diplomacia e repressão. 
  • Livro a respeito de diplomacia

Diplomacia cultural: seu papel na política externa brasileira. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 1989.
Esse livro trata da cultura em relação à diplomacia, ou seja, como a diplomacia pode levar a cultura de um país ao outro.

Premiações e distinções:

Prêmio da Academia Brasileira de Letras para melhor obra de ficção, na categoria romance, teatro e conto, com o livro Olho de rei, 2006.

Segundo lugar no Prêmio Jabuti, com o livro Historias mirabolantes de amores clandestinos, 2005.

Prêmio Pen Clube com a obra O punho e a renda, 2011.

Bibliografia Consultada:

BRASIL.Embaixadores aprovados pelo Senado Federal.Secretaria-Geral da mesa. Senado Federal. Brasília, 26 de Jun. de1987, p.10. Disponível em: <http://www.senado.leg.br/relatorios_sgm/consolidacoestematicas/01_Senado%20Federal/01_Provimento%20de%20Vagas/028_Embaixadores.pdf>. Acesso em: 23 de Jun. de 2017.

BRASIL.Gabinete do Ministro: Portarias de 24 de Jde 1987. Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 26 de Jun. de1987, p.10. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/3538277/pg-10-secao-2-diario-oficial-da-uniao-dou-de-26-06-1987?ref=next_button>. Acesso em: 23 de Jun. de 2017.

CASA DEL LIBRO. Autores. Edgar Telles Ribeiro.Disponível em: <https://www.casadellibro.com/libros-ebooks/edgard-telles-ribeiro/120532>. Acesso em: 19 de Jun. de 2017.
COSTA, José J. G. Edgar Telles Ribeiro: O Regime Militar, as artes e a diplomacia cultural. Revista Juca.  Entrevista. Disponível em: <https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/JucaIrbr/pt-br/file/Edi%C3%A7%C3%B5es/REVISTA%20JUCA%2005%20-%20final.pdf>. Acesso em: 23 de Jun. de 2017.

ESTADÃO. Telles Ribeiro lança novo livro de contos. 21 de julho de 2000. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,telles-ribeiro-lanca-novo-livro-de-contos,20000721p2469>. Acesso em 21 de Jun. de 2017.

IBAHIA. Entretenimento. Literatura. Premiado Edgard Telles Ribeiro lança novo romance sobre período ditatorial. 27 de março de 2014. Disponível em: <http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/premiado-edgar-telles-ribeiro-lanca-novo-romance-sobre-periodo-ditatorial/>. Acesso em 19 de Jun. de 2017.

NOVA YORK. Ministério das Relações exteriores: Escritório financeiro de Nova York. Relatório de Gestão do exercício de 201, p. 3. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_acesso_info/auditorias_exterior/EFNY/2014/EFNY_RGESTAO_2014.pdf >. Acesso em: 23 de Jun. de 2017.

RECORD. Sobre o autor. Disponível em: <http://www.record.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=148>. Acesso em: 19 de Jun. de 2017.

VIMEO. Vídeo da despedida de Edgar Telles Ribeiro da carreira diplomática. Disponível em: < https://vimeo.com/111441976 23/06/2017>. Acesso em 21 de Jun. de 2017.

Pesquisa realizada por Else R. P. Vieira e Thaís do Rosário Paiva

©Else R. P. Vieira
Coordenadora do Projeto Integrado “Escritores Brasileiros no Exterior: residência diplomática, literária e acadêmica”, patrocinado pela CAPES/Ministério da Educação, entre as Universidades de Londres (Queen Mary College) e Federal de Juiz de Fora (Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários)

Comentários

  1. It isn’t per se a no deposit present, however it’s price mentioning for its low minimum fee 룰렛 required. Based on our experience, LeoVegas is the upper choice if you’d like extra slots to play. Each on line casino ranking and evaluation course of lasts eight hours, and the final choice and sorting take another three. We first search for their backgrounds after which study payment-related particulars. To activate this offer, you have to place a deposit over C$20. Payments made with Skrill, Neteller or Ecopayz are not available for this offer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário